des-ilusão



Não sei, exatamente, quando foi que me desiludi com a humanidade. Só sei que foi com ela, essa senhora de quem sou filha, que me desiludi, profundamente.
Houve um tempo, em que eu me apaixonava pelas pessoas, elas me pareciam especiais. Certa vez, uma amiga me disse que eu via uma especialidade em cada pessoa. Eu via mesmo. Talvez eu focasse no que elas pareciam ter de especiais, ou até tivessem, talvez eu projetasse nelas algo de especial que havia em mim.
De tanto me encantar com as pessoas, me desencantei com elas. Romantizar as relações humanas é a maior das ilusões. Vi deslealdade camuflada de companheirismo, vi disputa camuflada de liberdade, vi aprisionamento camuflado de cuidado, vi interesse camuflado de admiração, vi falta camuflada de afeto, vi abuso camuflado de confiança. Vi dissimulação onde julgava haver franqueza, vi a crueldade refletida no meu rosto. Vi a morte, algumas vezes, ela me revelou o segredo da vida.
Hoje, vejo o mundo através da lente do desencanto fixada nos meus olhos. As ilusões capitalistas nunca me impressionaram. Já não me entusiasmo diante dos encontros que tanto me moviam, ainda que, eventualmente, eles me surpreendam. Um olhar, uma palavra, um gesto, um silêncio, me bastam. Prefiro a ilusão das nuances do que a desilusão total. Eternizo em mim as dádivas de cada instante.
Incapaz de suportar o absurdo da realidade (Fernando Pessoa), tal como ela é, inventei um cais (Milton Nascimento), onde pudesse ancorar os sonhos mais preciosos. Sei que só posso compartilhá-los através da poesia. A poesia é real, ela atravessa o outro, em sua impessoalidade, por já não ser mais minha. A poesia vive, dentro e fora de mim, ela me convence de uma outra realidade.
Podemos nutrir, em cada um de nós, uma pequena dose de ilusão. É preciso estar consciente de que se trata de uma criação nossa, sem perspectiva de qualquer correspondência. É preciso ser responsável pela própria ilusão, bastar-se nela. Tenho o cuidado de não iludir o outro, como não me dou ao trabalho de fingir orgasmos. É preciso saber cair, aos golpes do mundo, como num jogo de capoeira. É preciso fluir na curva do rio, dar o pulo da gata. É preciso ter noção da altura dos nossos sonhos e do tamanho das nossas ilusões. É preciso saber voar em meio a uma queda livre.
Para além da humanidade, vejo a esperança nas paisagens concretas do Uni-Verso. Há em mim uma vastidão inabitável. Assim vivo, sobrevoando mundos possíveis, construindo um castelo de luz (Florbela Espanca) com as ilusões que me cabem e as desilusões que me invadem.

Morgana Poiesis

Des-ilusão: posições ante o irreparável. Texto dedicado aos Estudos Indóceis -  grupo online de estudos praticados e escuta recíproca do And-Lab: centro de investigação em arte- pensamento e políticas da convivência.

Brasil-Portugal, 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*erf6r0ance d6 tec3ad6 desc6nf5g4rad6

DIÁRIO DE UMA PÓS-DOUTORANDA

CARTA PARA DRUMMOND